A Biblioteca Nacional evoca a vida e obra de (1906-1997) de Rómulo Vasco da Gama de Carvalho através da exposição 'António é o meu nome', que decorrerá de 12 de Outubro de 2006 a 6 de Janeiro de 2007.
"Rómulo Carvalho foi um insigne investigador da história das ciências, professor e pedagogo que se tornou alvo de reconhecimento do grande público com o pseudónimo literário de António Gedeão, nomeadamente como autor da muito célebre «Pedra filosofal». Rómulo Carvalho foi ainda colaborador da célebre «Biblioteca Cosmos», dirigida por Bento de Jesus Caraça na década de 1940, mais tarde chamado por António Quadros a publicar na colecção «Biblioteca Breve», do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, na década de 1980. “Movimento Perpétuo”, em 1956, foi o título de estreia de António Gedeão, seguido de Linhas de Força, em 1967. Poemas Póstumos e Novos Poemas Póstumos, em 1984 e 1990, concluíram o seu percurso poético original.
Através das obras impressas e dos manuscritos e outros documentos originais que compõem o Espólio Literário, generosamente doado à BN pela família do escritor, com relevo para o universo poético do autor de Teatro do Mundo e de Máquina de Fogo, a exposição procura reflectir a dimensão compósita de Rómulo de Carvalho/António Gedeão, alquimista da palavra, mesmo expressamente, num todo humanístico-científico à maneira renascentista.
Com o patrocínio da REN - Rede Eléctrica Nacional, a exposição é inaugurada no dia 12 de Outubro, pelas 17:30 horas, e estará patente até 6 de Janeiro de 2007, com entrada gratuita. "
Horário de visita: Dias úteis: 10h - 19h ; Sábados: 10h -17h ; encerra domingos e feriados.
Fonte do texto e imagem: BN
|